A temporada de cruzeiros 2024/2025 em Itajaí promete movimentar o turismo e a economia local como nunca. Com projeções de mais de 150 mil passageiros, a cidade de Itajaí se firma como um dos principais destinos de cruzeiros do Brasil. Segundo a Secretaria de Turismo e Eventos, esta temporada já é considerada a maior da história da cidade, superando os números do ano anterior.
A Cruise Lines International Association (Clia) anunciou que Itajaí receberá 41 escalas de transatlânticos, totalizando cerca de 156 mil passageiros, dos quais 45 mil serão embarques – uma vantagem significativa para a região e para o comércio local. Com operações concentradas em Itajaí, o estado de Santa Catarina ainda se beneficia com operações de trânsito em Balneário Camboriú e Porto Belo, mas os embarques exclusivos em Itajaí posicionam o município como o único com um píer alfandegado no sul do Brasil, atraindo turistas de todo o país e do exterior.
Itajaí Lidera em Satisfação de Passageiros
Dados recentes apresentados em uma reunião da Secretaria de Turismo e Eventos, com a participação de órgãos como a Polícia Federal e a Marinha, mostram que Itajaí é destaque nacional em satisfação dos passageiros durante o embarque. Avaliações realizadas pelos turistas apontam que o porto da cidade tem a melhor nota entre todos os outros portos do país. Para o Secretário de Turismo e Eventos, Thiago Morastoni, esses dados são fundamentais para manter o padrão de atendimento: “Essa pesquisa é essencial para entendermos o comportamento do turista de cruzeiros e como podemos melhorar para bem recebê-lo”.
Impactos Econômicos e Turísticos
Com a Costa Cruzeiros destinando cerca de 21% de suas operações no Brasil para Santa Catarina, o turismo de cruzeiros se apresenta como uma fonte de investimentos e desenvolvimento para Itajaí. Cada embarque e desembarque movimenta setores como hotelaria, gastronomia, transporte e comércio local, além de gerar empregos e oportunidades para a população. Com uma temporada de números recordes, espera-se que o impacto econômico local seja ainda mais positivo, fortalecendo Itajaí como um polo turístico de relevância no Brasil.
Com essa expectativa de alta no turismo e na satisfação dos visitantes, Itajaí se prepara para uma temporada histórica, aproveitando o fluxo de turistas que transforma a cidade em um ponto de referência para o turismo náutico no país.