Projeto do túnel está em fase de estruturação do financiamento.
A Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí) apresentou nesta terça-feira (16) o projeto conceitual do túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes, Litoral Norte de Santa Catarina. O ousado projeto está inserido no Promobis (Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável), projeto pioneiro no Brasil e proposto pela associação.
“Esse projeto vai transformar a vida dos moradores da região da AMFRI, melhorando a qualidade de vida das pessoas, as conectando com a interligação do transporte coletivo e com o Túnel, potencializando o turismo de uma forma sustentável e gerando emprego e renda”, pontuou Aquiles da Costa (MDB), prefeito de Penha e presidente da Amfri e do Cim-Amfri (Consórcio Multifinalitário da Amfri).
Representantes do Banco Mundial e do Governo Federal estão na região em missão técnica desde segunda-feira (15). Eles ficam até a sexta-feira (19), com uma programação que se divide entre a sede da Amfri, em Itajaí, e a Univali (Universidade do Vale do Itajaí), que apoia os estudos para o projeto.
Os resultados da missão devem ser apresentados às autoridades e á imprensa na sexta-feira (19). A visita faz parte da fase de estruturação do projeto de solicitação do financiamento. Nesta etapa, a associação deve atender critérios e documentações exigidos pelo Banco Mundial. A estimativa é que a fase de estruturação esteja concluída até dezembro deste ano e o contrato assinado até junho de 2023.
Fonte: ndmais.com.br