IMA emitiu documento autorizando a prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Emasa, a fazer a dragagem.
“Esta é uma obra esperada há décadas que afeta a população que mora próxima ao Rio Marambaia, notadamente os moradores do bairro Pioneiros e parte do Centro. Com a dragagem do Rio Marambaia concluída, a expectativa dos técnicos é de que o cheiro ruim deixe de existir. Acaba também a formação daquela mancha negra que sai pela foz para o mar quando chove forte. Toda a lama do fundo, resultado de esgoto antigo depositado por décadas no local, será removido e o rio voltará a ter vida”, celebra o prefeito Fabrício Oliveira.
A obra de dragagem do Rio Marambaia começa pelo trecho do rio que passa pela Rua 2001 e segue em direção à foz. Será retirado do fundo uma quantidade de lodo estimada em 6 mil metros cúbicos. O prazo estimado para a conclusão da obra é de três meses a partir do início do trabalho. O valor contratado para esta obra é de R$ 633 mil.
Mesmo durante a dragagem, e depois, continuará sendo desenvolvido em toda a cidade o programa Se Liga na Rede, que fiscaliza ligações clandestinas, assim como exigido aos condomínios que ainda não o fizeram a entrega da Declaração de Regularidade Sanitária de Edificações, junto à Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). Este documento deve ser protocolado até o dia 31 de agosto de 2022, e é cobrado de todos os imóveis localizados em áreas contempladas pelo sistema de rede de esgoto em Balneário Camboriú, exceto imóveis unifamiliares residenciais (casas), conforme a Lei nº 4.260 – com dispositivos alterados pela Lei nº 4.630/2022 – disponível no site https://leismunicipais.com.br.
Fonte: nopontosc.com.br